Institucional

Não e à toa que a NET é a maior operadora de TV por assinatura no Brasil. Conheça, aqui, os principais fatos da nossa história.

A net

A NET é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina e uma das 10 maiores operadoras de cabo do mundo. A empresa lidera os mercados de TV por assinatura e banda larga no Brasil. Além disso, também lidera o crescimento do mercado de telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados.
Desde sua criação, em 1991, a NET se destaca pelo perfil inovador, dinâmico e pioneiro, sempre atenta às melhores oportunidades de mercado, buscando crescer de forma sustentável e segura.

Linha do tempo

  • Com foco na conquista de Market Share, a NET passa a operar em novas cidades. 2012 fica marcado como o pontapé inicial na estratégia de expansão geográfica e investimento intenso para qualidade na prestação de serviços.

  • A NET se coloca como empresa diferenciada, que busca inovação e é a primeira na entrega de soluções aos clientes. "Para os NETS, é agora" é o novo posicionamento. Suportando esta promessa, estão as ultravelocidades de banda larga, chegando a 100 Mega; o serviço de vídeo sob demanda NOW e o Combo Multi, que revolucionou o mercado como a primeira oferta conjunta de telefonia móvel e fixa, e TV por assinatura. A oferta do Combo Multi foi proporcionada pela sinergia entre as empresas do grupo América Móvil, no Brasil: Claro, Embratel e NET.

  • Antenada com as necessidades de seus clientes, a NET faz a primeira transmissão em 3D ao vivo do Brasil, com a exibição do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

  • A NET compra a ESC 90 e passa a atuar em Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Com isso, se faz presente em 93 cidades brasileiras, localizadas em 13 Estados e no Distrito Federal. São mais de 3,7 milhões de clientes de TV por assinatura (50% do mercado brasileiro), 2,8 milhões de internet Banda Larga (38%) e 2,5 milhões de voz com o NET Fone via Embratel. Sua rede de cabos tem mais de 47 mil km de extensão e atende mais de 10,7 milhões de domicílios. A empresa totaliza cerca de 24 mil colaboradores, entre diretos e indiretos.

  • José Félix, então diretor executivo de Operações, assume a Diretoria Geral em substituição a Francisco Valim. A NET adquire a Big TV e incorpora cerca de 110 mil clientes de TV a cabo, 56 mil de Internet banda larga e uma rede de 3 mil km de cabos que cobrem 409 mil domicílios nas cidades de Guarulhos, Valinhos, Botucatu, Jaú, Sertãozinho, Marília (em São Paulo), Ponta Grossa, Cascavel, Cianorte, Guarapuava (no Paraná), Maceió (em Alagoas) e João Pessoa (na Paraíba).

  • A empresa incorpora as operações da Vivax. Cresce sua participação no mercado e ganha força no interior de São Paulo e Rio de Janeiro. O ano fecha com 2,475 milhões de clientes (crescimento de 16% em relação a 2006). Entre 2006 e 2007, o NET Fone via Embratel destaca-se com aumento de 212% na base. Torna-se a primeira empresa brasileira a abrir o pregão da Bolsa Eletrônica Nasdaq, em Nova Iorque (EUA), comemorando os 11 anos de abertura de capital e cinco anos da virada operacional da empresa.

  • Em parceria com a Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. (Embratel), lança o serviço NET Fone via Embratel, que marca sua entrada no mercado de "triple play": oferta conjunta de serviços de vídeo, voz e dados, transmitidos por um único cabo.

  • A empresa completa sua reestruturação financeira e define um calendário para amortizar sua dívida compatível com a geração de caixa. Esse passo lhe permite crescer independentemente das condições do mercado de capitais. A NET procura novas oportunidades para expansão. Desenvolve novos canais de vendas, como as feitas por meio do mercado de varejo e departamento de venda em condomínio, e passa a ser mais agressiva com um call center ativo. A Telmex adquire 49% de participação na Globo Participações, sociedade que conta com a participação de 51% das Organizações Globo. A Telmex passa a integrar junto com a Globo Participações o novo bloco de controle da NET Serviços.

  • Em janeiro, Luiz Antonio Viana deixa a empresa. Em fevereiro, o Conselho de Administração elege Francisco Tosta Valim Filho para o cargo. Sua gestão é marcada pelo redirecionamento, fortalecimento das operações e reequilíbrio financeiro. É reiniciada a publicidade nos meios de comunicação, melhorando a infraestrutura de vendas com a criação de pontos de venda locais.

  • Em maio, a denominação social da empresa passa a ser NET Serviços de Comunicação S.A. O objetivo é associar seu nome à marca pela qual é conhecida entre os clientes. Em junho, a NET assinado com a Bovespa o contrato de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa - Nível 2. A NET torna-se uma das pioneiras na adoção de práticas mais rígidas de transparência no relacionamento com o mercado de capitais.

  • Em junho, a Globo Cabo assina o Contrato de Adoção de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa - Nível 1 com a Bovespa. A empresa adota práticas que reduzem possíveis conflitos de interesses entre acionistas e responsáveis por sua gestão e mantém alto padrão em transparência no relacionamento com a comunidade financeira. No final do ano, Moysés Pluciennik é substituído por Luiz Antonio Viana na direção.

  • A Globo Cabo compra a Vicom, que reunia mais de 3 mil estações terrestres de telecomunicação por satélite instaladas no Brasil. Isso representa um salto para a entrada no mercado de transmissão de dados, que permite explorar mais as combinações resultantes entre sua extensa rede urbana de cabos e a nova rede de satélites. Em setembro, a NET Sul (segunda maior operadora de cabo do país), que contava com 374,1 mil assinantes e 1.125,4 mil domicílios cabeados, também é incorporada.

  • São incorporados os principais ativos, passivos e operações da Globo Cabo Participações S.A, subsidiária e operadora de MSO da Globo Cabo Holding. A Globo Cabo Holding aumenta sua participação acionária por meio da conversão de ações da Globo Cabo Participações S.A. em novas ações. A empresa, até então conhecida como Multicanal Participações S.A., muda sua denominação social para Globo Cabo S.A. As duas "MSOs" controladas pela Globo Cabo Holding são unificadas na Globo Cabo S.A.

  • 1997

    Acelera-se a expansão da rede de cabos e são adquiridas outras operadoras: NET BH, NET Anápolis e NET Piracicaba. A empresa aumenta sua participação na NET Rio e torna-se a maior operadora de sistema múltiplo de televisão por assinatura ("MSO") do Brasil.

  • Dois novos sócios, Globopar e Ralph Partners II, se unem a Antônio Dias Leite, sócio original da empresa.

  • 1992 1993

    São compradas sete operadoras/licenças: 6 em São Paulo e 1 em Goiás. Cada uma com cerca de 2 mil assinantes. Com a expansão do negócio, é necessário encontrar novos sócios para trazer mais recursos e expertise à programação.

  • A empresa inicia suas operações após a compra de pequenas operadoras de TV e de algumas licenças. A primeira operadora ficava em Campo Grande, MS. À época, ela tinha cerca de 100 assinantes.